-
Arquitetos: Scenic Architecture Office
- Área: 62439 m²
- Ano: 2018
-
Fotografias:Shan Liang
-
Fabricantes: VMZINC, Velux
Descrição enviada pela equipe de projeto. Projetos de arquitetura, principalmente os comerciais e empresariais, normalmente trazem à tona um questionamento sobre a "torre" e o "pódio", uma classificação da forma do edifício que deriva da diferença de gabarito entre eles, sendo a torre mais alta e o embasamento mais baixo. O projeto do Edifício Comercial Zhangrun, localizado no Zhangjiang High-tech Park, em Shanghai, apresenta não só 42 mil metros quadrados de escritórios, mas também 1500 metros quadrados de unidades comerciais. Buscando melhorar a experiência dos usuários, o projeto aborda este programa questionando o entendimento comum entre torre e pódio.
Ao contrário do que é usualmente empregado na prática da arquitetura comercial, os arquitetos evitaram projetar a parte de lojas como um pódio. Ao separar a parte das lojas dos escritórios, o projeto da uma independência para cada um desses programas, o que possibilita uma experiência diferente, na qual uma configuração complementa a outra. Dessa forma, o terreno quadrado é dividido em quatro, enquanto duas torres são implantadas nos quadrantes nordeste e sudoeste, cercando os outros dois cantos do terreno, o quadrante sudeste foi pensado como um espaço público com jardim, e no quadrante noroeste foi implantada a parte comercial.
O espaço de escritório de 4,4 metros de altura, padrão exigido pelo cliente, é o principal espaço para locação e venda do conjunto. Assim, as duas torres seguem uma conformação tradicional com um core rígido ao centro, e espaços abertos para ocupação para as laterais, permitindo um uso flexível desses espaços.
Buscando otimizar o uso do espaço interno, os pilares das torres foram alinhados à face externa do edifício, assim como os pilares nos cantos e os pórticos foram evitados, maximizando a flexibilidade da planta. As lajes de piso se estendem, formando um pequeno beiral, onde os elementos de alumínio perfurado, projetados para sombrear o interior do edifício, são fixados. Esses brises são mais largos nas fachadas leste e oeste, e menores nas fachadas norte e sul, o que filtra a iluminação natural no interior do edifício.
As paredes translucidas que fazem o fechamento do centro comercial seguem o mesmo padrão da fachada das torres, buscando harmonizar a totalidade da linguagem do projeto, o centro comercial de dois pavimentos e as torres empresariais.
No centro comercial as lojas, cafés, espaços de co-working e academias ocupam os espaços no térreo e no primeiro pavimento. Com alguns recortes para pátios internos e terraços, o centro comercial tem uma ambiência amigável, sendo proporcional à escala humana e balanceando a composição com as altas torres.
Norteado pelos conceitos da inovação tecnológica e do estilo devida saudável, as pessoas têm experienciado mudanças na rotina, na vida social, nas comunicações e na relação com o meio ambiente, o que provoca também uma mudança nos conceitos de arquitetura. O Conjunto Comercial Zhangrun é um passo a frente nessa evolução.